Meca Coleta Inteligente - Coletores Ecológicos

Máquina de reciclar latinhas é usado pelo São Vicente.

Barbarenses inventam máquina de reciclagem

Equipamento é patenteado e está sendo usado pela 1ª vez pela rede de Supermercados São Vicente.

Elerson Vieira e Sidney Alves, dois inventores barbarense, criaram uma máquina coletora que automatiza o recolhimento de latas de alumínio para reciclagem. A finalidade do invento, segundo eles, é a de facilitar e incentivar a coleta deste material. O equipamento que está sendo utilizado pela rede de Supermercados São Vicente, emite um cupom que pode ser utilizado como forma de desconto. “Muitas vezes os depósitos que reciclam não estão preparados para receber as pessoas comuns, apenas os coletores. Então pensamos em algo que pudesse levar o público a reciclar mais e, ao mesmo tempo, permitir ao comprador da coleta gerar marketing ambiental”, dia Vieira.

A idéia surgiu na casa de um deles, enquanto conversavam sobre formas de recolhimento de latinhas. Desta época até a finalização do primeiro modelos, em exposição no São Vicente da Rua Limeira, em Santa Bárbara, três anos foram gastos em projetos, testes, à procura de um investidor e no pedido de patente. Ainda não há previsão do preço e o retorno do investimento vai depender do valor pago por cada lata e do acerto feito com o reciclador final.

De acordo com Vieira, o funcionamento é simples: a máquina possui um compartimento em que uma latinha é posta inteira, sem estar muito amassada. O usuário aperta um botão. Depois que todas as latas foram coletadas, a pessoas aperta outro botão e o cupom é emitido, dizendo quantas latinhas foram postas. Ele também diz existirem apenas outros dois projetos semelhantes no mundo, sendo este o primeiro da América Latina.

Os inventores firmaram parceria com o São Vicente, que expões a invenção e fornece um desconto de R$ 0,04 por latinha depositada. Segundo Reinaldo Rodrigues dos Santos, encarregado comercial do supermercado, os clientes aprovaram a iniciativa. “O retorno está sendo bom neste primeiro mês, arrecadamos mais de 4 mil latas. Há pessoas que vêm todos os dias colocar as latas na máquina e acho que conseguimos trazer novos clientes à loja”.

D acordo com ele, o São Vicente repassa todo o preço do material reciclável arrecadado ao portador cupom. “Nossa idéia é trabalhar com o tema do meio ambiente, conscientizar, não ter lucro. Nós ganhamos agregando esta idéia à empresa”, diz.

Fonte: Jornal TodoDia, 08 de março de 2007.

[ Voltar para sala de imprensa ]

inicio | quem somos | lixeiras ecológicas | clientes | eventos e galeria de fotos | sala de imprensa | contato
Meca Coleta Inteligente | Todos Direitos Reservados ® | Tel.: (19) 3648.0008 | E-Mail: meca@mecacoleta.com.br